Total de visualizações de página

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

O sonho de Mariana



Sou de uma família muito pobre. Tenho nove irmãos, eu sou a quinta filha. Meu pai trabalha numa fazenda e minha mãe faz algumas quitandas para vender.
  
Quando meu irmão mais novo foi atropelado por uma bicicleta e quebrou a perna eu fiquei encantada com a medicina. É sério. Eu percebi que o médico tem um grande poder nas mãos, o poder de curar, de salvar vidas, então passei a ver esta profissão como um sinal de Jesus na terra.

Desde então passei a sonhar em
ser médica. Eu tinha quinze anos e estava no primeiro ano do ensino médio. Quando disse para os meus pais, eles franziram a testa, suspiraram fundo. Eu fiquei esperando uma palavra, mas nenhum deles disse nada. Mas eu li na testa deles que isso era impossível para mim. Então meu irmão mais velho tomou a palavra.

– Mariana onde você está com a cabeça? Com que dinheiro você vai pagar um curso de medicina? Pode tirar este sonho da cabeça e procurar um sonho à sua altura.

Eu abaixei a cabeça. Não ousaria respondê-lo, eu disse pra mim mesma: “Esse sonho está à minha altura e eu vou ser médica um dia.” Eu acabei sussurrando isso sem querer. Meu irmão deu uma gargalhada.
– Falou doutora Mariana. Daqui a uns anos passo no seu consultório.
Eu me levantei, olhei para ele e pensei em como ele poderia pensar tão pequeno. Será que eu não podia sonhar alto só por que eu era pobre?

Fui para o quarto que eu dividia com mais três irmãs e sentei na beirada da cama. Estava com muita vontade de chorar, mas o choro não me levaria a nada naquele momento. Fechei os olhos e fiz uma prece a Deus:
Senhor, ouve esta minha oração por favor! Não vou pedir nada que seja impossível, pois sei que sou inteligente e capaz, pois o senhor me fez assim, então o que eu peço é o seguinte: Eu preciso de livros para estudar, mas não tenho dinheiro para comprar, preciso de internet para pesquisar, mas aqui em casa não temos acesso a essa tecnologia, então, meu Pai amado, eu te suplico, me ajude a ter acesso a estas fontes de estudo, pois eu quero muito fazer um curso de medicina, e pobre como sou, preciso passar numa Universidade Federal. Então, meu Deus, posso contar com o Senhor?”
 
Eu pensei na oração que fiz e tornei a repeti-la várias vezes durante aquele dia, acrescentando mais algum pedido, agradecendo pela ajuda, pela fé, e assim fui suplicando a Deus durante aquela semana, e a semana virou mês.

Mudei minha rotina desde aquele dia. Eu chegava da escola à tarde, fazia um lanche rápido, pegava meus cadernos e alguns livros que pegava emprestado e ia para o quintal da casa para fugir um pouco do barulho dos meus irmãos menores, e lá ficava horas e horas estudando. Toda folga que eu tinha, enquanto não estava ajudando minha mãe na cozinha, eu corria para os meus livros.

Minha família começou a achar que eu estava ficando louca, mas eu estava mesma. Louca para vencer esta barreira e me ingressar numa faculdade federal de medicina. Eu pedia a Deus todos os dias para que eu guardasse na memória aquilo que eu estudava, pedia que abrisse minha mente para entender melhor as explicações dos professores e dos livros.

Terminei aquele ano com notas excelentes e fui muito elogiada pelos professores e a diretora da escola. Então eu disse a eles o meu sonho. O professor de matemática abraçou a minha causa e conseguiu alguns livros para mim e disse que quando eu quisesse acessar a internet poderia ir à casa dele. Era só combinar o horário, e assim eu fiz. Mas não foi fácil convencer os meus pais. Achavam que eu estava com desculpa para ir para a cidade. Foi preciso a diretora ir até minha casa para convencê-los. Achavam que eu estava namorando alguém. Eu lá tinha tempo para olhar para homem, meu Deus! Estava mais interessada no meu sonho do que em namorar, isso ficaria para depois. Minha prioridade era passar no vestibular.

Fiz o ENEM os três anos do ensino médio. No terceiro ano eu já tinha conquistado a torcida dos meus familiares. Minha mãe abriu mão da minha ajuda para ter mais tempo para estudar. E meu irmão mais velho sempre aparecia com algum livro ou revista para mim. Ele me entregava e dizia com aquele seu jeito rude: “olha aí se tem alguma coisa que presta pra você”.

Por incrível que pareça, o meu sonho acabou despertando na minha família o desejo de lutar por dias melhores. Vivíamos em uma procrastinação aterradora. Não podíamos sonhar com uma profissão boa porque éramos pobres, os meus irmãos não podiam sonhar com um bom emprego porque eram do campo. Vivíamos subjugados aos preconceitos criados por nós mesmos. E quando perceberam as pequenas mudanças que foram acontecendo porque eu estava correndo atrás do meu sonho, os nossos horizontes começaram a se alargar.

No dia saiu o resultado do ENEM fomos todos para a casa do Jairo, meu professor de matemática. Ficamos todos espremidos diante do computador. A minha nota apareceu na tela: 887. Foi uma gritaria geral, me abraçaram, beijaram.
Festejamos até tarde e depois voltamos para casa. Tinha grande possibilidade de realizar o meu sonho.

Sim, eu consegui. Estou matriculada no curso de medicina pela UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
 
Eu agradeço muito a Deus por tudo o que fez por mim, e por todas as pessoas que me ajudaram nesta trajetória, e que continuam ajudando. Não sei o que seria da minha redação se não fosse a ajuda incansável da minha professora Luzia; agradeço também à Marinete minha grande mestra de história, à diretora Kátia que muito ajudou financeiramente e também com aulas extras de biologia.

Ainda falta muito, mas já me considero uma vencedora. O que está me matando é ficar longe dos meus pais, dos meus irmãos, mas nas férias, se Deus quiser, estarei em Capelinha, minha terra querida para matar a saudade.
 
Diamantina, 06 de setembro de 2019
Mariana de Assis Moreira.

2 comentários:

  1. Nossa! Parabéns! Fiquei muito emocionado... No Início pensei que era uma das suas ficções... Realmente querer é poder. Principalmente quando colocamos Deus em primeiro lugar e lutar pelo o que deseja. O sonho. Dê um abraço nesta pessoa por mim. Que seja feita a vontade de Deus sempre na vida dela... parabens, meu amigo Juarez!

    ResponderExcluir
  2. https://www.magazinevoce.com.br/magazinedomingosesouza/

    ResponderExcluir

Conte seu testemunho e ajude a divulgar este blog.

Sugestões

Nome

E-mail *

Mensagem *

Santa Teresa de Ávila

Santa Teresa de Ávila
A reformadora do Carmelo