Total de visualizações de página

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 6 de março de 2019

Atos Cristãos para todos os dias - Santo Afonso de Ligório

Santo Afonso nos ensina este método maravilhoso de oração. Ele sempre teve uma preocupação muito grande sobre a nossa vida de oração, tanto que escreveu um livro falando sobre o tema.


De manhã, ao levantar-se, tendo feito o Sinal da Cruz, faça os seguintes atos de adoração, de amor, de agradecimento, de propósito e de súplica:



I. Meu Deus, eu vos adoro e vos amo com todo o meu ser.



II. Agradeço todos os vossos benefícios, especialmente o de me
terdes conservado nesta noite.



III. Eu vos ofereço as minhas ações, os meus sofrimentos deste dia, em união com as ações e os sofrimentos de Jesus e de Maria, com a intenção de ganhar todas as indulgências que puder.



IV. Proponho-me fugir de todos os pecados, especialmente de... (é bom fazer um propósito particular quanto ao defeito em que mais se cai).  
Nos contratempos quero conformar-me sempre à vossa vontade. 
Meu Jesus, guardai-me; 
Maria protegei-me sob o vosso manto. 
Pai Eterno, ajudai-me por amor de Jesus e Maria. 
Meu Anjo da Guarda, meus Santos Padroeiros, acompanhai-me.
Reze depois:
O Pai Nosso, 
A Ave-Maria, 
O Credo, 
E mais três Ave-Marias em honra da pureza de Nossa Senhora.
Recitar a jaculatória após cada Ave Maria: "Por vossa pura e imaculada conceição, ó Maria, purificai meu corpo e santificai minha alma" 
Outros atos:

I. De manhã, ao se levantar, fazer os atos cristãos indicados acima. 
Todos os dias fazer meia hora de oração mental e pelo menos um quarto de hora de leitura de algum livro espiritual.
Participar da Missa. 
Fazer a visita ao Santíssimo Sacramento e à Mãe de Deus. 
Rezar o Rosário. 
À noite, fazer o exame de consciência, ato de arrependimento, os atos cristãos e rezar a Ladainha de Nossa Senhora.
II. Confessar-se e comungar pelo menos semanalmente e até mais vezes, se o Diretor espiritual o permitir.
III. Escolher um bom confessor, instruído e piedoso; seguir suas orientações tanto no tocante aos atos de devoção, como nas questões importantes; não abandoná-lo sem motivo grave.
IV. Evitar a ociosidade, as más companhias, as conversas inconvenientes e, principalmente, as ocasiões de pecado, especialmente quando há perigo para a castidade.
V. Nas tentações, principalmente nas impuras, fazer logo o Sinal da Cruz e invocar os nomes de Jesus e Maria, enquanto durar a tentação.
VI. Se cometer algum pecado, arrepender-se logo e resolver emendar-se. Se o pecado for grave, confessar-se o quanto antes.
VII. Sempre que possível ouvir as pregações; pertencer a alguma irmandade ou grupo, ali procurando apenas a salvação eterna.
VIII. Para honrar a Maria Santíssima, jejuar nos sábados e na vigília de suas festas, fazendo ao mesmo tempo alguma outra mortificação corporal conforme o conselho do Diretor espiritual. 
Fazer a novena para as festas de Maria, do Natal, de Pentecostes e do próprio padroeiro.
IX. Nas situações desagradáveis, doenças, perdas, perseguições, conformar-se com a vontade de Deus e ficar em paz dizendo, "Assim Deus quer, assim seja!"
X. Todos os anos fazer os Exercícios Espirituais em alguma casa religiosa ou algum lugar retirado. Ou, pelo menos, fazê-lo em casa mesmo, dedicando-se o mais possível à oração, às leituras espirituais e ao silêncio. Do mesmo modo fazer um dia de Retiro a cada mês, evitando as conversas e recebendo a Eucaristia.
==//==
Ao começar um trabalho, estudo ou qualquer outra ocupação, diga: "Senhor, eu vos ofereço este meu esforço".
Às refeições: "Meu Deus, seja tudo para a vossa glória. Abençoai-me para que não caia em nenhuma falta".
Depois das refeições: "Agradeço, Senhor, o benefício que fizestes a quem vos ofendeu".
Ao soar das horas: "Jesus, eu vos amo. Não permitais que me separe de vós".
Nos contratempos: "Senhor, assim quisestes, assim também eu quero".
Nas tentações repita frequentemente os nomes de Jesus e de Maria.
Tendo cometido alguma falta: "Senhor, eu me arrependo porque ofendi a vós, bondade infinita. Não quero fazê-lo novamente". Se houve pecado grave, confessar-se logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte seu testemunho e ajude a divulgar este blog.

Sugestões

Nome

E-mail *

Mensagem *

Santa Teresa de Ávila

Santa Teresa de Ávila
A reformadora do Carmelo