quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O Encontro de Jesus com o Jovem Rico


Muitas pessoas desejam ter um encontro com Jesus, desejam tocar em suas vestes, receber milagres, mas às vezes quando o encontram, mesmo maravilhados com seu amor não são capazes de aderir ao seu projeto de vida.

Certo dia um jovem aproximou-se de Jesus e ajoelhou-se diante dele. Em seguida perguntou o que deveria fazer para herdar a vida eterna (Mc 10, 17-22). Jesus então lhe apresentou os mandamentos da lei de Deus. O jovem lhe respondeu: “Mestre, tudo isso eu tenho guardado desde minha juventude”. Talvez tenha respondido até com uma certa alegria pensando consigo mesmo que estivesse apto a herdar a vida eterna. Fitando-o, Jesus o amou e disse: “Uma só coisa te falta: vai, vende o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”.

Ao ouvir estas palavras, o jovem ficou triste e saiu pesaroso porque possuía muitos bens. Ou seja, preferiu os bens materiais a um tesouro no céu. Qual o bem que está lhe privando de permanecer neste encontro com Jesus? Uma das traduções para o inglês diz que ele saiu de luto. Luto pela sua escolha de morte, porque o caminho sem Jesus é caminho de perdição e nele não há vida. E quantos jovens hoje escolhem este caminho porque não conseguem se desfazer dos seus bens! Qual bem você não quer abrir mão para seguir Jesus? Aquele jovem saiu da presença do Mestre com o coração doendo, sangrando porque estava muito apegado à sua riqueza. Ele sabia quem era Jesus, conhecia os mandamentos, e segundo afirmou até os guardava, mas ao deparar-se com o Mestre não o amou o suficiente para se lançar em seus braços e depois tomar sua cruz e segui-Lo.

“Uma só coisa te falta: vai, vende o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Esta palavra foi como uma punhalada em seu peito. Como poderia viver sem seus bens? Vender tudo e doar aos pobres? Era pedir demais a um jovem. Ficou angustiado e nada respondeu ao Mestre, apenas saiu de sua presença. "Mas ele foi embora de luto". Qual é a sua situação diante de deste chamado de Jesus? Qual o seu apego? Quais são os seus bens? Os bens do mundo impediu aquele jovem de receber um tesouro no céu como nos diz a Palavra. Qual tesouro você tem buscado em sua vida?

Jesus nos convida a este encontro pessoal com ele todos os dias. Ele nos quer por perto, pois quem ama sempre se faz presente na vida do amado. Quando nos diz para vender tudo e dar aos pobres, quer nos dizer para irmos livres até ele. Jesus veio nos dar a liberdade, mas insistimos em viver aprisionados. É a prisão do medo, do egoísmo, da ganância, da luxúria, da mentira, da preguiça e tantas outras que nos tornam escravos, e acabamos nos acostumando com todos estes grilhões e quando nos deparamos com uma chance de liberdade retrocedemos porque temos medo da cruz. E então voltamos de luto para a nossa cela onde se encontram os nossos "bens"

Há algo muito interessante neste Evangelho. De fato o jovem guardava os mandamentos, pois Jesus confirma com estas palavras: "Uma só coisa te falta:..." Mas ele não foi capaz de atender a este pedido. É como alguém que disputa uma corrida e desiste a um passo da linha de chegada porque não agrada do prêmio. Ele guardava atentamente os mandamentos, mas talvez para simplesmente cumprir um preceito. Aprendeu desde pequeno e assim continuou, mas faltou-lhe a essência, faltou-lhe o amor em cumprir os preceitos de Deus. Jesus o fitou e o amou. Aquele jovem não suportou aquele olhar de amor; naquele momento deve ter passado um filme em sua mente. "... e terás um tesouro no céu". Mas preferiu a comodidade de sua vida velha e não se rendeu ao apelo para vender seus bens e doar aos pobres. Sem dizer nenhuma palavra deu sua resposta saindo da presença de Jesus. "Mas ele foi embora de luto"

2 comentários:

  1. Parabéns gostei muito do blog vou compartilhar com meu grupo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pela divulgação.
    A intenção deste blog é levar as pessoas a uma intimidade maior com Deus.

    ResponderExcluir

Conte seu testemunho e ajude a divulgar este blog.