terça-feira, 12 de novembro de 2019

A verdade nos conduz para a libertação



O que é a verdade? Onde encontrá-la?

Hoje ouvi alguém falar sobre a verdade. Em poucas palavras foi muito profundo e finalizou a pregação dizendo que “a verdade nos conduz para a libertação.” Essa frase me tocou muito. E resolvi trazê-la para o meu dia de hoje. Mas aí veio a pergunta: como vou saber se estou dizendo e vivendo a verdade?


Primeiro ponto: não posso dizer que o que penso é a verdade e querer impor isto aos meus irmãos. Então, vamos partir do princípio bíblico e tudo ficará mais fácil. No Evangelho de São João, capítulo 8, 32 está escrito: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” . É um versículo muito conhecido, mas talvez incompreendido em sua essência, pois hoje cada uma tem a sua verdade e quer expressá-la e muitas vezes até ditá-la aos outros como fonte de salvação. Mas quem nos garante isso? Não vamos confundir nosso ponto de vista com a verdade.

Segundo ponto: Como conhecer a verdade? Onde está encerrada esta verdade que nos libertará? Muitos a procuram nos livros, nas meditações, na oração, nas faculdades e pensam tê-la encontrado, mas continuam escravos. Escravos do conhecimento, do egoísmo, da autossuficiência, da hipocrisia, dos vícios, da ganância. E mesmo aprisionados a tudo isso muitas vezes nos consideramos os donos da verdade. Se dissemos que encontramos a verdade e continuamos escravos de qualquer coisa estamos vivendo uma grande mentira, pois como está escrito, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”

A partir destes questionamentos fui levado a uma outra passagem do Evangelho de São João, no capítulo 14,6, onde o próprio Jesus nos diz o seguinte: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida...” Então fica bem claro para nós a resposta aos questionamentos feitos acima. E não há mistério nenhum. É tão simples como o próprio Jesus. Ele é o caminho que devemos percorrer, a verdade que devemos proclamar e a vida que devemos viver. Fora disso tudo é mentira, tudo é engano e não há liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte seu testemunho e ajude a divulgar este blog.